Demência é um termo geral que engloba doenças do cérebro que afetam a cognição e trazem impacto na funcionalidade da pessoa, como a Doença de Alzheimer. Os sintomas podem estar relacionados à memória, orientação temporal e espacial, problemas com a realização de tarefas (como pagar contas ou tomar remédios).

 

À medida que os sintomas progridem, os pacientes podem apresentar episódios de agressividade, alucinações ou delírios, dificuldade para realização de atividades básicas, como tomar banho, vestir-se e se alimentar.

 

É importante realizar uma avaliação médica com Neurologista ao observar sintomas que indicam declínio cognitivo. É necessário realizar uma investigação ampla que inclui dosagem de alguns hormônios e vitaminas (como B12), sorologias (como HIV e Sífilis) e exames de imagem craniana para se definir a causa.

 

O tratamento depende da doença que está causando a síndrome demencial. Por exemplo, se a causa é Doença de Alzheimer, a indicação será usar medicamentos sintomáticos e reabilitação cognitiva.

 

Apesar de na maior parte das causas não haver tratamentos curativos, é importante realizar o tratamento de condições associadas, como depressão ou ansiedade.