Você sabe o que são distúrbios de movimento?

Os distúrbios de movimento são alterações, de origem neurológica, que afetam o controle dos movimentos corporais. Alguns tipos são frequentes na população, podendo ter diversas causas, a exemplo de doenças neurodegenerativas, uso de medicamentos, infecções e alterações metabólicas.

Eles podem ser divididos em dois grupos principais:

🔸 Hipercinéticos: caracterizados pelo excesso de movimento, como acontece no Tremor, Coreia, Distonias e Tiques;
🔸 Hipocinéticos: também denominados síndromes rígido-acinéticas, são caracterizados por poucos movimentos, a exemplo do Parkinsonismo.

O processo de diagnóstico dessas patologias baseia-se em uma primeira etapa de avaliação, que permitirá, além da coleta da história do paciente (com história familiar e antecedentes pessoais), caracterizar o movimento anormal e sinais clínicos associados. Os exames complementares, normalmente, colaboram para a confirmação da hipótese diagnóstica ou para descartar outros diagnósticos.

Por que procurar um especialista?

O médico especialista é o profissional responsável por cuidar, especificamente, de um sistema/área do corpo humano. O Neurologista, por exemplo, dedica-se ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que comprometem o Sistema Nervoso, e dentro dessa área, existem, ainda, as subespecialidades, como é o caso do estudo dos Distúrbios do Movimento.

Ao procurar um especialista, o paciente se beneficia do acompanhamento com um profissional que se aprofundou e está em constante atualização a respeito do assunto. Além disso, esse profissional possui uma prática clínica mais constante em relação à área, o que proporciona um diagnóstico mais preciso das doenças, e, consequentemente, um tratamento mais direcionado.

Mas a dúvida é: Quando procurar um especialista? A busca por esse profissional pode ocorrer quando existirem sintomas específicos de algum sistema, por exemplo tremor, rigidez, lentidão, deve-se procurar um neurologista.

Vale ressaltar, também, que o diagnóstico correto e precoce é essencial para o tratamento de uma doença. Se houver dúvida quanto à necessidade ou não de buscar um especialista, é interessante que seja realizada uma avaliação.